O ransomware é uma das ameaças cibernéticas mais temidas atualmente. Ele sequestra seus dados e exige um resgate para devolvê-los. Mas, confiar em pagar o resgate não é a melhor solução. Aqui está o porquê e como você pode se proteger.
Ransomware é um tipo de malware que criptografa seus arquivos, tornando-os inacessíveis. Os criminosos então exigem um pagamento para fornecer a chave de descriptografia. Os ataques de ransomware frequentemente causam danos comerciais generalizados, resultando em algum nível de interrupção, incluindo perda de dados e a necessidade de colocar todos os sistemas offline. Sem a solução adequada, ocorre um efeito dominó, resultando em perda de receita, demissões, danos à reputação e até fechamentos de negócios.
Um estudo da empresa de segurança Semperis revelou que 35% das organizações que pagaram resgate após ataques de ransomware receberam chaves de descriptografia corrompidas ou não receberam nada. O Relatório destaca que atacaram 74% das vítimas várias vezes. Certos países e setores são mais propensos a sofrer ataques subsequentes. No geral, hackers violaram com sucesso mais da metade das empresas pesquisadas duas ou mais vezes, às vezes no mesmo dia.
A maioria das empresas (78%) que sofreram um ataque de ransomware pagaram o resgate. Além disso, 32% pagaram quatro vezes ou mais nos últimos 12 meses. Cerca de 10% das empresas pagaram mais de US$ 600 mil em resgates, evidenciando o aumento dos custos associados ao ransomware.
Uma solução adequada de backup é crucial para proteger seus dados contra ransomware. Quando um ataque ocorre, seus arquivos são criptografados e inacessíveis. Nesse momento, o objetivo é minimizar o tempo de inatividade e a perda de dados, garantindo que a empresa possa voltar a operar o mais rápido possível. Dessa forma, com a solução certa de backup, você poderá restaurar seus dados rapidamente, sem precisar pagar resgate.
Por isso, o ideal é que as empresas contem com backup em nuvem, pois esses são automáticos e frequentes, garantindo que você sempre tenha uma cópia atualizada dos seus arquivos. Além disso, eles são armazenados em locais seguros e isolados, fora do alcance dos criminosos.
Investir em uma solução de backup em nuvem não só protege seus dados, mas também minimiza interrupções e perdas financeiras. Com essa medida, você mantém a continuidade dos negócios e evita os danos causados por ataques de ransomware.
A DPi possui parceria com uma das empresas líderes em soluções segurança e backup no mundo (N-Able) e traz a possibilidade de sua empresa ter uma solução de alto nível e preço acessível, o DPi FlexBackup.
Conheça um pouco da solução:
Para ter mais informações sobre o DPi FlexBackup, clique aqui.
Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre tecnologia no blog da DPI. Siga nossa página no LinkedIn, Facebook e Instagram, para não perder nenhuma novidade.