Como fazer uma gestão de redes eficaz

Uma boa gestão de redes (e de toda a infraestrutura de TI) pode ser decisiva para determinar o sucesso ou insucesso de uma empresa – independente do seu tamanho.

Fazer com que diferentes setores se comuniquem, e consigam realizar suas atividades da forma mais adequada possível é uma das funções mais importantes, que só é bem realizada quando possibilitada por uma rede de computadores bem estruturada e gerida.

Quer saber como levar esse tipo de assertividade para dentro do seu ambiente corporativo, e extrair os melhores resultados da gerência de sua rede?

Nós te contamos – acompanhe a leitura a seguir e saiba você também!

Rede corporativa de computadores

Redes corporativas são sistemas de transmissão de dados, que tem como objetivo transferir diferentes informações entre os mais variados equipamentos pertencentes a uma empresa.

Desde computadores, passando por impressoras, servidores, câmeras de vídeo, são todos conectados dentro de um mesmo prédio, onde a rede é responsável por compartilhar as informações por diferentes estações/computadores e setores.

Vale lembrar que essa comunicação entre pessoas e máquinas pode ser feita para fora daquele prédio – entre diferentes filiais e matrizes, ou ainda a outras redes corporativas e, obviamente, a internet.

Essas informações, chamadas dados, podem ser de diversos formatos: arquivos de texto, vídeo, áudio, etc. Além disso, as transmissões podem der de eventos em tempo real, como videoconferências, troca de mensagens ou conversas telefônicas.

Dessa forma, podemos reduzir a função de uma rede corporativa a: responsável por reunir e facilitar a comunicação entre as pessoas de determinada corporação.

Design de rede: a estrutura física

O design de sua rede é o primeiro passo para que tudo funcione perfeitamente, e ofereça os melhores resultados.

Além de ser desenhada de forma a entregar um desempenho bastante consistente, sua rede corporativa deve contar com uma configuração adequada para:

  • Sendo um projeto de rede, deve abrir possibilidades para conexão com serviços/conexões/clientes sem afetar a estrutura existente;
  • Falhas e desconexões existem, por isso sua rede precisa estar disponível com recursos como backup e redundância;
  • É importante pensar na segurança dos dados que serão transferidos e armazenados nesta rede, como parte de um processo de gestão;
  • Engenheiros de rede devem evitar o surgimento de imprevistos e conseguir gerenciar adequadamente eventuais imprevistos.

A topologia de rede é como serão arranjados os diferentes nós, sistemas e linhas de conexão que vão formar a rede, fisicamente.

Existem alguns tipos diferentes, que poder ser mais ou menos adequados ao seu tipo de disposição espacial.

  • Bus;
  • Star;
  • Token Ring;
  • Ring;
  • Mesh;
  • Tree.

Cada tipo deve ser avaliado de maneira cautelosa, para que seja escolhido aquele que melhor vai atender às suas necessidades, enquanto rede de comunicação.

Um ponto importante: o sistema de cabeamento que será implementado precisa ser feito por profissionais especializados, pois a rede de dados não é igual a telefonia. Uma vez em operação, caso apresente problemas como travamentos e baixa velocidade, exigirá ações corretivas mais caras e trabalhosas.

A importância da gestão de redes

Gerenciar corretamente as redes implica diretamente na qualidade do serviço oferecido. Por isso, quem pretende interagir de maneira eficaz com os demais setores dentro de uma empresa, ou mesmo com o mundo exterior, não pode deixar de se atentar a esse item.

A gestão das redes é classificada, basicamente, em duas modalidades diferentes:

Centralizada, onde há uma figura central controlando o processo;

Descentralizada, onde o trabalho de gerência é dividido entre os responsáveis por cada setor diferente;

Essa gestão pode ser feita de maneira externa, quando há um outsourcing de TI especializado no assunto – como é o caso da DPI, da qual trataremos mais adiante.

Compreendendo plenamente a importância de sua rede, é fundamental garantir que nenhuma falha venha a acontecer. Por isso, você deve procurar realizar uma gestão de redes o mais eficaz o possível.

Como fazer uma gestão de redes eficaz

Uma estratégia para gestão de redes eficaz deve contemplar, ao menos, os 3 seguintes passos:

1.    Foco na infraestrutura

O responsável por projetar a rede deve focar em como o seu design vai se adequar melhor às necessidades da empresa, de forma que ela possa crescer.

Ele é capaz de identificar como a tecnologia utilizada vai auxiliar a obter controle sobre toda transferência de dados, de forma afazer todas as alterações necessárias para garantir máxima segurança ao sistema.

2.    Prioridade para o tráfego de rede

O próximo passo é priorizar os segmentos de sua rede que mais precisem de atenção, segurança e design, que contribuam para que seja reduzida a possibilidade de falhas ou desconexão.

As redes e dispositivos (servidores, PCs, etc.) escolhidos como prioritários podem ter um sistema duplo de energia, para que haja uma fonte ininterrupta de alimentação, redundância (quando numa eventual falha do dispositivo outro assume)  – reduz eventuais interrupções do sistema.

3.    Encontre o mecanismo de gestão correto

É fundamental realizar uma pesquisa em busca do melhor mecanismo/software para gestão de rede de computadores. São ferramentas que contribuem para eliminar eventuais vulnerabilidades do sistema, o que vai de encontro a crescente preocupação coma segurança das empresas. Hoje é fundamental pensar o mecanismo de gestão que atue de forma preventiva – monitorando e gerenciando a rede em tempo real.

DPI e a gestão de suas redes

Na busca pelo melhor para que seu ambiente empresarial cresça e se expanda, é importante contar com o auxílio e experiência profissional de um nome forte no mercado, que garanta a implementação de todos os passos para um bom gerenciamento de sua rede.

Atuando há mais de 3 décadas na cidade de Sorocaba e região, a DPI consegue fornecer o acompanhamento e suporte para que toda a implantação, utilização e gerenciamento de redes seja o mais proveitoso possível.

Responsável por desenvolver toda a especificação, onde serão pensados os detalhes iniciais, até a implantação das soluções necessárias.

Com uma equipe técnica plenamente capacitada, a DPI consegue oferecer suporte relacionado à toda infraestrutura, física e lógica, segurança e o monitoramento de suas redes corporativas – sejam elas do tamanho que forem.

Portanto, se você deseja oferecer o que há de melhor e mais moderno para sua empresa, no que diz respeito a infraestrutura de TI e redes corporativas, entre em contato com a DPI. E claro, continue de olho aqui em nosso blog, onde você vai ficar por dentro de tudo que diz respeito a tecnologia e como ela pode ajudar você e seu negócio a crescerem ainda mais!

// FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas