Na era da informação, os dados são os bens mais preciosos de qualquer empresa, independente do seu porte. E perdê-los pode se tornar um verdadeiro pesadelo.
Uma forma de dormir tranquilo é manter essas informações bem protegidas. Ou, ao menos, uma cópia delas. Aí entra o papel do Backup.
Apresentaremos a seguir os benefícios dessa ferramenta, e o quanto ela é indispensável para a segurança da sua empresa.
Backup é um processo no qual se realizam cópias de determinadas informações transferindo-as de um local para outro, visando sua segurança. Isso é válido desde um simples arquivo até discos rígidos repletos de dados.
O objetivo do Backup é a segurança. Através dele é possível minimizar os danos diante das seguintes ameaças:
É fundamental que essa cópia fique em um local diferente da base original. Pode ser desde soluções baratas como em pendrives e HDs externos até unidades de fita, servidores de Backup e – tendência atual – utilizar a nuvem como meio para sua realização.
A nuvem é um grande espaço virtual, onde é possível armazenar dados ou realizar um Backup de forma remota. Além de oferecer espaço para grandes volumes de informação, a nuvem também tem chamado a atenção pela sua segurança e praticidade.
Pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. No entanto, o acesso só pode ser realizado por quem tem as credenciais de autorização, o que garante maior proteção para os dados.
Existem diferentes formas de realizar o Backup de dados, e conhecer todas elas é a melhor forma de escolher aquela que atende às suas necessidades.
Conheça abaixo os 4 tipos diferentes de Backup:
Esse é o tipo padrão de Backup e, como o próprio nome sugere, faz uma cópia de segurança de todas as informações de determinado ambiente ou servidor.
Costuma ser mais demorada e exige um espaço maior para o armazenamento. No entanto, permite uma reprodução fiel e completa de todos os dados.
Essa opção faz uma cópia apenas dos dados que sofreram qualquer tipo de alteração desde o último Backup, seja ele, completo ou incremental.
Mais rápido para ser feito e restaurado, esse tipo de Backup é complementar ao Completo.
Similar ao incremental, o Backup incremental contínuo (também chamado de infinito) depende de um gerenciador de Backups mais robusto, e que permite a recuperação de dados de forma automatizada e bem mais simples. Ou seja, não é preciso verificar os locais onde os Backups estão para serem recuperados – o sistema se encarrega disso.
Sua forma de funcionamento é parecida com a modalidade completa, mas tem a vantagem de ser mais rápida para a cópia (a partir da 2ª execução), tem a restauração dos dados facilitada, e exige menor espaço de armazenamento que a primeira modalidade apresentada.
Quase uma modalidade intermediária entre as demais, o Backup diferencial funciona da seguinte maneira: quando realizado pela primeira vez, copia todos os dados alterados desde o procedimento anterior – igual ao Backup incremental.
No entanto, nas próximas vezes só copiará os dados que foram alterados desde o último Backup completo, independentemente do tipo de cópia realizada anteriormente.
Outra técnica combinada é o que chamamos de Backup 3-2-1. O conceito define que todo Backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo, servidor de Backup ou a nuvem. E ao menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.
Como foi possível notar no decorrer do artigo, o Backup é uma ferramenta de extrema importância e, quando feito de forma correta, garante que seus dados permaneçam seguros.
No entanto, e especialmente para as empresas que trabalham conectadas à internet, uma vez que são possíveis alvos de ciberataques, contar com um plano de contingência é fundamental para garantir a integridade das informações.
Com seus dados devidamente salvos em uma cópia de segurança, uma rápida restauração permite que as atividades sejam retomadas sem maiores prejuízos financeiros ou de imagem.
Por isso, contar com um Backup em sua empresa e fazer dele uma prática recorrente, é imprescindível. E para que tudo ocorra dentro do esperado, você tem que contar com um parceiro estratégico, como a DPi.
Há mais de 31 anos no mercado de tecnologia da informação, a DPi conta com toda experiência e algumas das maiores marcas do segmento de Backup e segurança para atuar ao seu lado. Fale conosco e juntos encontraremos as melhores soluções para que a sua empresa fique segura.
Para continuar por dentro do mundo da tecnologia da informação, sob a ótica de quem entende do assunto, fique de olho em nosso blog.