Qual a importância de um firewall?

Quando seu imóvel, seja casa ou apartamento, está vulnerável para ações de criminosos, o que você faz? Obviamente investe em dispositivos de segurança, certo? E quando o assunto é com a sua rede de computadores, quais medidas você toma?

Se você respondeu algo diferente de “investir em um firewall”, fique atento! Você pode estar abrindo uma porta para hackers mal intencionados e colocando em risco a segurança da sua rede de computadores.

No entanto, antes de se desesperar e ir atrás de um firewall, que tal descobrir o que eles são, quais são os tipos de proteção e como eles funcionam? Continue lendo esse post que você vai descobrir:

  • O que é um firewall?
  • Como ele funciona?
  • Quais tipos existem?
  • Como escolher o melhor?

O que é um Firewall?

Firewalls são dispositivos que atuam como um “porteiro” avaliando o que entra e sai da sua rede de computadores. Isso significa que ele limita o acesso externo a sua rede interna, impedindo que acessos estranhos possam entrar nela. Com ele conseguimos criar uma barreira contra ataques maliciosos e protegemos seus dados de invasões criminosas.

Como ele funciona?

Os firewalls são dispositivos que combinam software e/ou hardware. Eles são colocados entre sua rede interna e a internet para realizar uma filtragem de pacotes com objetivo de evitar dados que possam conter códigos perigosos ou vetores de ataque que já foram identificados como ameaças estabelecidas. Se um pacote de dados for sinalizado e considerado um risco à segurança, o firewall impede que ele entre na rede e chegue ao seu computador.

Quais os tipos de Firewalls?

Packet filtering

O Packet filtering, conhecido como filtragem de pacotes, é uma técnica de segurança de rede usada para controlar o acesso à rede monitorando os pacotes de entrada e saída e permitindo que eles passem ou parem com base nos endereços, protocolos e portas de protocolo da Internet (IP) de origem e destino pré-definidos pelo desenvolvedor.

O firewall atua de duas formas: estática e dinâmica.

Na forma estática, o dispositivo analisa os dados independente da relação dos pacotes. Já na dinâmica, o mecanismo se adapta ao uso e corrige possíveis falhas na atuação estática.

Proxy services

Os Proxy services são os tipos mais seguros de firewalls por atuar como um intermediário entre a rede e os computadores impedindo conexões diretas e transferência de pacotes entre os lados do firewall, o que torna mais difícil para os invasores descobrirem de onde as informações dos pacotes estão localizadas na rede.

Os servidores proxy de firewall filtram, armazenam em cache, registram e controlam as solicitações provenientes de um cliente para manter a rede segura e livre de intrusos.

Stateful inspection

Já os Stateful inspection são firewalls que monitoram o estado completo das conexões de rede ativas. Isso significa que esse tipo de firewall analisa constantemente o tráfego dos pacotes de dados comparando a movimentação com as configurações de padrões aceitáveis.

Depois que um determinado tipo de tráfego é aprovado por esse firewall, ele é adicionado a uma tabela que permite que os dados possam viajar de um ponto ao outro com liberdade para a rede protegida. 

Qual firewall é o mais indicado para você?

A decisão final na escolha de um firewall depende das suas necessidades, circunstâncias e até mesmo com o tipo de equipamento que você usa.

Para usuários de computadores que estão em redes locais, o firewall de borda (solução de hardware e software que fica entre a rede e a Internet) pode ter melhor desempenho e é o mais indicado. Por ser um dispositivo físico, esse firewall proporciona uma proteção mais eficiente, além de configuração personalizada e uso praticamente de forma transparente para o usuário. 

Já os usuários que usam computadores portáteis e que fazem viagens com frequência devem optar por um firewall no formato software. Instalado em cada dispositivo individualmente, através dele é possível manter a segurança do seu computador 24 horas por dia e onde você esteja.  

Conclusão

Nem todos os aspectos do seu firewall serão fáceis de entender. Para fazer a escolha certa é preciso conhecer detalhadamente as suas necessidades e, por vezes, contar com ajuda especializada.

Além disso, sua rede precisa de um bom firewall, mas há outros elementos de segurança que precisam estar presentes. As soluções hoje são multicamadas. 

Se você ainda está tentando descobrir quais são recursos de firewall indicados para você ou quer conhecer melhor o que mais pode ser feito, entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para te apresentar as melhores opções de firewall e outras soluções disponíveis que irão deixar suas redes muito mais seguras.

// FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas