Melhores serviços para armazenamento de dados

A tecnologia da informação evolui rápida e constantemente. Dessa forma, é normal que os recursos tecnológicos e ferramentas relacionadas ao uso de computadores e informática também não sejam as mesmas de algum tempo atrás.

Essas mudanças são constatadas quando observamos o armazenamento de dados e o quanto ele se transformou de alguns anos para cá.

O que antes era feito em disquetes e CDs, hoje é armazenado em flash drives que cabem no bolso, ou ainda na nuvem – à distância de nós.

Isso vale quando falamos de empresas, mas… você sabe como funciona o armazenamento de dados hoje em dia e quais são os serviços mais adequados ao seu negócio?

Calma que nós contamos para você.

Armazenamento de dados

Podemos definir o armazenamento de dados como o processo no qual a tecnologia da informação arquiva, organiza e compartilha dados que compõem todo acervo digital com o qual você lida.

Isso significa que, em sua empresa, o armazenamento de dados diz respeito à forma como você trabalha toda informação digital: documentos, músicas, vídeos, textos, fotos, aplicativos, diretrizes, configurações e preferências de usuários.

Como hoje em dia esse tipo de informação digital existe em volumes imensos, especialmente no escopo empresarial, é preciso atuar com ferramentas que comportem esse fluxo. Sendo assim, não estamos falando mais de HDs, SSDs ou memórias flash, mas de algo potencialmente maior.

Armazenamento de dados em sua empresa

Existem diferentes opções de armazenamento que podem atender melhor à demanda de sua empresa e que variam de acordo com o volume e transferência de dados. Para isso, é possível contar com os serviços de uma consultoria de TI para encontrar a solução mais adequada.

Confira a seguir quais são os principais e melhores serviços de armazenamento de dados para sua empresa.

Servidores

Servidores são dispositivos que centralizam o acesso e o armazenamento de dados, conectados a um ou mais computadores, por meio de rede e que podem alterar, mover, apagar ou adicionar dados.

Os servidores costumam armazenar aplicações, relatórios, documentos, planilhas e toda a gama de dados que fazem parte da rotina empresarial. Todo esse acesso, bem como a transferência de dados, é realizado com agilidade e segurança.

Aliás, a segurança é um dos motivos que levam empresas a adotarem o uso de hardware/software próprio para servidores internos, especialmente quando as informações em questão são confidenciais e com valor estratégico. Muitas empresas utilizam máquinas desktops como servidores, mas este tipo de hardware não é projetado para esse fim.

Cada servidor é composto por: sistema operacional, capacidade de armazenamento de dados e velocidade de processamento, que variam de acordo com o modelo e a marca.

Existem diferentes tipos de servidores para demandas diferentes. Em caso de baixa demanda de processamento e capacidade de armazenamento de dados, é recomendado escolher os servidores torre. Agora, quando essa demanda é maior, é possível utilizar opções mais robustas, como os modelos blade ou rack, que têm capacidade para processar grandes volumes de informações.

Localizados na própria empresa ou em um data center, os servidores têm como custos de implantação: a instalação, equipamentos, equipe ou taxa de manutenção, além da licença de um software de segurança.

Os principais nomes de servidores com os quais você pode contar em sua empresa são:

  • Servidores Dell;
  • Servidores HP;
  • Servidores Lenovo.

Não podemos esquecer da importância do sistema operacional para esses servidores, que hoje praticamente se dividem entre o Windows Server da Microsoft ou Linux em suas diversas distribuições.

Dispositivos de Storage

Uma boa opção de armazenamento e transferência de dados, os dispositivos de storage são uma solução bem confiável. Funcionam de forma semelhante a um HD externo, armazenando arquivos que permite o acesso ou a transferência entre múltiplos computadores.

Uma saída para agilizar o acesso, a segurança e o compartilhamento dos dados entre diversas estações de trabalho é conectar o dispositivo de storage de grande capacidade de armazenamento a um servidor.

Cloud (armazenamento em nuvem)

O armazenamento em nuvem, ou cloud, em inglês, funciona da seguinte forma: um servidor compartilhado recebe, disponibiliza e armazena dados pela internet, onde também são realizados todos os acessos.

Como se trata de um serviço no qual diversas empresas compartilham o mesmo servidor, seu custo a curto prazo é mais baixo. Outro grande benefício é que diversos recursos de redundância e segurança que nem sempre conseguimos implementar em servidores internos são oferecidos na solução cloud.

No entanto, a longo prazo a situação pode ser diferente, uma vez que há um custo mensal para uso desse serviço – diferente de um servidor interno, que tem custos de instalação e manutenção, sem taxa, que pode variar de acordo com o volume de armazenamento e processamento de dados.

Rápido de ser implantado (sem qualquer instalação física, o serviço pode ser disponibilizado em minutos), a responsabilidade pela segurança de seus dados fica totalmente a cargo da empresa fornecedora do serviço. Esse fator pode ser um impeditivo, levando em conta que algumas atividades podem ser comprometidas em caso de uma perda de conexão, por exemplo

Seja qual for a sua escolha, tenha como base as suas reais necessidades para que a opção adotada seja a mais benéfica para a sua empresa.

Sempre que você precisar contar com os melhores serviços, além do aconselhamento e consultoria de profissionais experientes, você deve contar com a DPi.

São mais de 31 anos no mercado, prestando serviços para empresas dos mais variados portes, sempre com a mesma excelência que é sua principal característica

Entre em contato com a DPi e descubra como a sua empresa pode se beneficiar com toda a segurança, expertise e infraestrutura oferecidas.

// FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas