Como saber se sua empresa precisa de consultoria em TI?

A tecnologia já tomou para si o protagonismo nos mais diversos segmentos da sociedade – e no meio empresarial não poderia ser diferente.

Assim, é preciso estar de olho nela, e acompanhar a velocidade com a qual ela se transforma e se impacta nossos negócios.

Como nem sempre é possível estar nesse mesmo ritmo, contar com o auxílio de profissionais voltados e preparados para essa tarefa é fundamental. E é nesse cenário que se faz tão importante o papel do profissional de consultoria de TI.

Você conhece o que faz um consultor de TI, e mais importante: o que deixa claro que sua empresa precisa de um?

Nós contamos para você.

O que é uma consultoria em TI?

Consultoria de TI é um serviço terceirizado, fornecido por uma empresa especializada em estratégias relacionadas a TI. A empresa contratada fornece auxílio para que todas as atividades envolvendo a tecnologia do cliente para que sejam planejadas, projetadas, executadas e acompanhadas devidamente.

Esse tipo de consultoria tem por objetivo elevar o padrão de qualidade e excelência da empresa, de forma a diminuir eventuais erros e custos.

Os profissionais da empresa de consultoria em TI podem auxiliar em momentos que vão desde a escolha e implementação de softwares específicos, passando pela análise de dados, segurança digital, até alterações em estruturas físicas e na aquisição de hardware.

As escolhas mais adequadas, levando em consideração as particularidades de seu negócio, podem eliminar processos extras, além de diminuir o retrabalho.

As vantagens de contar com uma consultoria em TI

Contar com os serviços oferecidos por especialistas em TI oferece uma série de ganhos de desempenho, performance e até no que diz respeito ao controle de gastos de uma empresa. Confira os principais:

Aumento na produtividade

Automatizar processos, empregar tecnologias atualizadas e mais eficientes são duas opções que podem atingir diretamente a produtividade de uma empresa.

Além da redução direta de tempo empregado nessas atividades, também é possível reduzir a quantidade de falhas humanas, o que produz melhores resultados.

No entanto, são processos que exigem conhecimento para implementação – o que os profissionais de consultoria em TI têm a oferecer, em conjunto com todo conhecimento e experiência necessários.

Redução nos gastos

Contar com uma consultoria especializada elimina os gastos que um funcionário dedicado a essa finalidade pode oferecer à sua empresa. Além de mais versátil, esse tipo de solução ainda contribui com uma economia ao fim do mês.

Modelo de negócio exclusivo

Utilizar tecnologia de maneira inovadora e favorável á sua empresa pode torná-la diferenciada, com vantagem competitividade diante dos demais concorrentes no mercado.

Contar com uma consultoria pode contribuir com a implantação desse modelo de negócio diferenciado, desde o momento do planejamento até a aplicação das escolhas em si.

Segurança

Quando falamos em TI, a segurança é um dos principais pontos a serem observados e sempre levados em consideração. Desafio para quem é iniciado no assunto, requer ainda mais atenção de quem não tem conhecimento ou domínio na área.

Por isso, contar com a consultoria de um especialista se faz ainda mais necessário.

Além de garantir que os dados e equipamentos estejam seguros, é preciso garantir que os riscos sejam mínimos. Isso porque perdas podem ser irreparáveis, além de causarem grandes perdas ao património de sua empresa. Redução nas vulnerabilidades digitais, processos planejados de backup e prevenção contra invasões devem fazer parte do dia a dia do empresário.

Tecnologias atualizadas

Faz parte da própria tecnologia a sua evolução constante – seja no que diz respeito ao hardware, software e demais equipamentos relacionados.

Esse fator é decisivo, inclusive, para que o melhor desempenho seja atingido ao final dos processos, o que está relacionado aos itens anteriores, inclusive.

Por tudo isso, vale a pena contar com as tecnologias mais avançadas – desde que sob supervisão de especialistas capazes de avaliar o quanto elas se encaixam e podem oferecer.

Um planejamento efetivo e que tenha abrangência de curto, médio e longo prazo vai garantir que o melhor da tecnologia seja utilizado na direção dos objetivos da sua empresa.

Sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria em TI

Sua empresa pode estar precisando de uma consultoria neste exato momento: esteja ela se expandindo, crescendo, trabalhando com sistemas desatualizados, operando com tecnologia defasada.

Há alguns pontos que, quando observados em sua empresa, indicam: chegou a hora de recorrer a uma consultoria em TI.

Faça esses autoquestionamentos com relação à sua empresa e descubra se é preciso contar com uma solução externa:

  • Sua empresa tem dificuldade para se atualizar tecnologicamente?
  • Sua empresa gasta muito com profissionais de TI?
  • Os processos e sistemas utilizados apresentam falhas constantes, e até mesmo ineficiência?
  • Você sente que a infraestrutura de TI de sua empresa é vulnerável?
  • Você não conhece os sistemas de TI utilizados em sua empresa?
  • Sua empresa tem dificuldades para adquirir os equipamentos corretos?
  • Existem equipamentos em sua empresa que foram adquiridos, mas nunca utilizados?
  • As atualizações de seus equipamentos são constantes, pelo fato deles não serem potentes o suficiente para atender as demandas?
  • São comuns os entraves e dificuldades no momento de lidar com novas tecnologias e equipamentos em sua empresa?

Escolha a melhor consultoria para sua empresa

Agora que já está claro para você que sua empresa precisa contar com uma consultoria de TI, você precisa partir para o próximo passo: a escolha adequada do prestador de serviços.

Nós temos algumas dicas que podem te ajudar a escolher quem pode prover todas as suas necessidades com relação aos cuidados com a tecnologia de seu empreendimento.

Em primeiro lugar, vale conhecer o histórico da empresa, bem como seu portfólio e demais projetos entregues. Com eles, dá para se ter uma base de como a empresa trabalha, e dos resultados que entrega.

Nesse sentido é indispensável contar com nomes experientes e devidamente reconhecidos pelo mercado de atuação.  Permite que apenas empresas competentes sobrevivam por períodos mais longos. É um indicativo confiável de qualidade.

É fundamental que os profissionais da consultoria sejam mais do que confiáveis, hábeis socialmente: á partir do momento em que vão trabalhar em equipe com sua empresa, precisam saber dominar a comunicação. Tanto para compreender plenamente suas necessidades, quanto para se fazer entender.

E por último, mas não menos importante: procure conhecer e entender as metodologias, métricas e ferramentas utilizadas para aumentar e dar medida aos resultados. Você precisa conhecer, para poder acompanhar e enxergar que há um crescimento, conforme esperado.

Seguindo essas sugestões, vai ser difícil não chegar até a DPi. Com mais de 30 anos de mercado, a empresa preza pela proximidade com o cliente, com quem pretende construir um forte relacionamento, baseado na confiança e comunicação.

Procure conhecer um pouco mais sobre a DPi e tudo que ela já entregou ao mercado de Tecnologia da Informação.

Entre em contato para conhecer melhor qual das soluções oferecidas mais se encaixam dentro das necessidades que a sua empresa apresenta. Se preferir, nos contate pelo WhatsApp: (15) 3237-1231.

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